<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4724661584264863329\x26blogName\x3dGuloseimas+da+Lu\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guloseimasdalu.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guloseimasdalu.blogspot.com/\x26vt\x3d-8294849470593491532', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Frango Recheado de farofa e salpicão delicioso de frango para acompanhar!


Para quem não sabe estou fazendo um curso de gastronomia com um chef aqui da cidade que é tudo de bom...
Leia-se: simpático, inteligente, culto, lindo, charmoso, "ops", acho que me empolguei!
Na última aula nós aprendemos a desossar o frango, um sonho que eu carregava comigo há tempos.
Não imaginava que fosse tão fácil, ta, é verdade que apanhei um pouco no começo, mas depois a gente pega o jeito.
Nessa aula, o Sérgio, esse o nome do mestre, nos ensinou a fazer o frango recheado e o salpicão de frango que ficaram divinos, até pra mim que não sou chegada em frango.Porque?
Vou contar um segredo: Eu tenho trauma de frango recheado...
Acho que não é novidade que minha avó cozinhava maravilhosamente bem, mas daí a querer que eu fosse igual...Pois é, ela queria!
Uma vez quando eu tinha uns 17 anos meus pais foram viajar e deixaram minha avó comigo e com meu irmão uma semana. Ela tinha um jeito meio general sabe.
Num domingo de manhã depois de uma boa balada de sábado eu fui acordada a força por ela, fui para a cozinha tomar o meu café da manhã...
Em cima da pia tinha um frango, até aí tudo beleza, teríamos frango no almoço, mas não, não era tão simples assim...
Eu: Vó, você vai fazer frango no almoço?
Ela: Não ( um silêncio).VOCÊ vai fazer frango para o almoço!
Eu: Hein?Eu? Não sei fazer frango!(e não tinha a menor intenção de aprender)
Ela: Então, você VAI aprender hoje! ( Ui, era uma ordem... E ordem de avó... é ordem de avó!) .
Ok, ok, ok, vamos lá então... Confesso que tive nojo dos miúdos, mas que eles viraram uma linda e deliciosa farofa, isso é verdade! Enfim...Hoje quando me lembro dessas pérolas da minha avó (porque tiveram muitas outras...) sinto tanta saudade!
Ai... Sai pra lá nostalgia!
Então...

Na mesma semana, eu, me achando, resolvi fazer ele reinar na mesa lá de casa...
Comprei o frango, e fui fazer,... É claro que o menu completo com o salpicão e tudo, e o melhor é que hoje eu não tenho mais nojo dos miúdos!
O frango não tem muito segredo, você tira os miúdos de dentro, limpa bem, e tempera.
No meu tempero eu usei, sal, pimenta do reino, alho, cebola e louro, coloquei um pouco de coloral, mas foi só pra fazer graça.
Ai você faz a farofa:

Não sei precisar a quantidade, mas vamos lá:

Numa panela você coloca um fio de azeite para esquentar, adiciona umas 200 g de bacon, deixa fritar bem, adiciona 1 cebola picada, frita mais um pouco, depois coloca azeitona, se você quiser pode colocar passas, ai adiciona farinha de milho em flocos e farinha de mandioca biju a gosto (meio a meio), cuidado para não colocar farinha demais, porque se não a farofa fica seca... Mexe bem para os ingredientes ficarem bem incorporados e desliga, ai é só rechear o frango.

Com um barbante amarre as perninhas da pobrezinho...

Quando ele está lá na sua assadeira (esse é um segredo do chef) você faz uns cortes pequenos no peito, do frango, né? rsrs,e coloca neles pedaços de bacon em cubo nos buraquinhos. Cobre com papel alumínio e leva ao forno a 180º, o meu demorou 1 h e meia, a última meia hora eu tirei o papel alumínio para dourar.


Olha o coitado aí , completamente dominado
!







Salpicão de Frango (Receita do Chef):
200g de peito de frango
150 g de cenoura
50 g de uvas passas
50 g de maçã picada
Maionese (o quanto baste)
Sal a gosto
Batata palha (ele substituiu por castanha moída, eu achei mais legal também).
Preparo:
Cozinhe o peito de frango com uma pitada de sal, espere esfriar e reserve.
Rale as cenouras e junte ao frango desfiado.Adicione também as uvas passas e maçã picada.
Vá adicionando a maionese aos poucos até atingir uma consistência cremosa.Prove o sal e se necessário adicione um pouco mais.Salpique a batata palha (ou a castanha) por cima e sirva.