<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4724661584264863329\x26blogName\x3dGuloseimas+da+Lu\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guloseimasdalu.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guloseimasdalu.blogspot.com/\x26vt\x3d-8294849470593491532', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
A cozinha reabriu...




Já faz algum tempo que não escrevo, ou melhor, muuuito tempo...
Cozinhar para mim é mais que um ato de amor, é uma terapia, meu coração fica em paz...
Mas para que isso aconteça precisamos de pessoas ao redor, pessoas que apreciem a boa culinária, que gostem de sabores e de sensações.
Li um texto que expressa exatamente o que eu penso a respeito da cozinha:

"Casa que faz fumaça é aquela em que as pessoas se reúnem na cozinha, ou perto dela, para as refeições em comum. Casa que faz fumaça é aquela onde se serve café cheiroso, feijão com arroz, carne quentinha, caldo verde e outros quitutes. Casa que faz fumaça é aquela em que as pessoas se encontram para tomar uma xícara de café com leite, comer canjica ou broa de fubá com gosto de erva doce. Do forno do fogão a lenha saíam pães caseiros e cucas cobertas de banana com canela.

Casa que não faz fumaça é aquela em que a cozinha está sempre arrumada, arrumada demais, sem louça suja na pia, e tudo está na geladeira embrulhado em papel laminado ou guardado em vasilhas de plástico. Cada um come quando quer. Esquenta a comida no micro-ondas e depois fecha os potes de plástico onde estava a comida da véspera ou do meio-dia. Casa em que o fogão funciona pouco ou quase nunca é aquela em que as pessoas se encontram pouco ou quase nunca. Os tempos mudaram. As pessoas não têm tempo para perder na cozinha. A dona de casa trabalha fora e os fogões são a gás de botijão proveniente da Bolívia."

(Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.)

Achei bárbaro!
Essa semana o Léo Jaime falou no programa “saia justa de verão", não vou saber dizer ao certo, mas foi mais ou menos algo como "é na cozinha que as pessoas se aquecem" tem a ver com o fogo, com o calor, e porque não ir além e dizer que uma boa refeição aquece também o coração, não é?
Lembro-me da minha avó, de quem eu herdei essa paixão, ela era chata, ranzinza como toda avó quando os pimpolhos querem colocar fogo na casa, mas de alguns anos pra cá percebi que ela expressava o amor dela cozinhando, não me lembro de uma única vez, ter pedido algo para comer e num passe de mágica estar à mesa, com quanto carinho e quanto amor ela me presenteou... Nossa, quanta saudade! Quando cozinho sinto ela por perto, não espiritualmente falando, mas emocionalmente, me lembro do último pão de queijo que fiz para ela...
Meus avós eram quituteiros de mãos e corações cheios. Meu avô chegou a cozinhar para Getulio Vargas, olha que legal, eu ainda guardo o cartão de agradecimento todo amarelado, assim como o caderno de receitas que meu avô amorosamente começou para minha avó.


Meu pai e minha tia também herdaram esse dom, e é por aí que vemos que um exemplo vale mais do que mil palavras...
Fico tão feliz quando meu irmão me liga e diz:
- Vou almoçar aí amanhã, você faz o feijão da vovó?
Claro! Com todo meu amor como ela faria, pra mim, para ele ou por qualquer pessoa que se interessasse em entrar na cozinha dela, puxar a cadeira e pedir um café...
Bom... A ideia é retomar o blog, reabrir o meu net book que foi comprado para que eu fizesse isso todas as noites após me fartar de comer...
Mas, na correria do dia a dia deixamos para trás o que mais nos dá prazer, sempre, para ver a novela, o jogo de futebol, como se quiséssemos nos jogar na cama e esquecer de tudo, pelo menos é isso que eu tenho feito, que vergonha!
Espero de coração que as minhas receitas sejam de alguma forma úteis para alguém, ou que pelo menos um pouco do meu amor chegue a algum coração...
É isso!
Sejam bem vindos a minha cozinha, entra, senta que o café já será servido!!!


Por Luciana às 10:23|