<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4724661584264863329\x26blogName\x3dGuloseimas+da+Lu\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://guloseimasdalu.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://guloseimasdalu.blogspot.com/\x26vt\x3d-8294849470593491532', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 15 de fevereiro de 2015
Dobradinha, bucho ou como queiram chamar...




O prato do dia aqui em casa foi dobradinha...

Ok... Sei que muitas pessoas torcem o nariz para esse prato, e concordo que ele parece bem nojento, mas eu particularmente amo!
Mas, mesmo amando, tenho restrições, primeiro ele precisa ser bem limpo, segundo muito bem cozido e eu, podem rir, não consigo comer no mesmo dia em que cozinho. O cheiro dele entra de tal forma no meu nariz que perco totalmente o apetite, sendo assim faço sempre de um dia para o outro.
Segundo a wikipédia a dobradinha é um prato típico de Portugal:

“Dobradinha (português brasileiro) ou dobrada (português europeu) é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.
É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões Brasil, tendo sido tema de célebre poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do Porto.
Na cidade do Porto e na região circundante, a dobrada é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por tripas à moda do Porto. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral."


Como nós brasileiros somos muito criativos, acabamos por variar essa receita...
Eu fiz com calabresa, bacon e feijão branco. Acompanhado de farinha, arroz e molho de pimenta, acho que fica perfeito.

Como a receita foi só para 2 pessoas, no caso eu e minha mãe, usei tudo em pequenas porções.

Ingredientes:
300 g de bucho
250 g de feijão branco
200 g de bacon
1 calabresa inteira
Meia cebola
1 colher de sopa de alho picado
2 tomates pelados (mas pode ser molho de tomate mesmo)

Cozinhe na pressão separadamente o feijão, depois o bucho, até que ambos fiquem macios, reserve.
Numa panela à parte, frite o bacon e a calabresa, quando estiverem bem fritos coloque a cebola e o alho, continue refogando, quando a cebola estiver quase transparente, acrescente o bucho cozido e escorrido, refogue, coloque o tomate e por último o feijão, adicione água para que possa cozinhar pelo menos vinte minutos, corrija o sal e, bom apetite!